Sergio Emerenciano

Sócio

São Paulo – Brasil
Phone:+55 (11) 2123 4500
Phone:+55 (19) 2102 7600
E-mail: sergio@emerenciano.com.br

 

 

 

Áreas de Atuação

  • Direito Empresarial, Litígio Empresarial, Cível e Criminal.
  • Recuperação Judicial e Falência

Perfil Profissional

Contando com mais de 20 anos de experiência, Sérgio é reconhecido por sua atuação combativa, em todas as instâncias do Poder Judiciário e Câmaras Especializadas em Direito Empresarial Cível e Falimentar e na área de Direito Penal Empresarial, representando seus clientes naquilo que denomina Projeto e não apenas Processo, entendendo que, além do litígio em si, tem-se projetos e interesses empresariais de grande repercussão e valia para o cliente e a sociedade.

Nos últimos 12 anos tem se dedicado a projetos e assessoramento a empresários, empresas, fundos de investimentos, tanto na reestruturação de empresas e dívidas como em casos de Recuperação Judicial e Falência. Coordenou dezenas de procedimentos de Recuperação Judicial em todo o país, representando os interesses de todos os envolvidos dos mais diversos setores da economia, dentre eles, Usinas de Açúcar e Etanol, Frigoríficos, Construtoras, Editoras, Distribuidores em Geral, Empresas de Combustíveis, Indústria Metalúrgica, Produtores Rurais, Universidades, Parques de Diversão, que juntos, ultrapassam R$ 10 bilhões de reais e mais de 25.000 credores.

A experiência em diversas áreas do Direito faz com que sua atuação seja focada em soluções legais que permitam a redução e equalização de endividamento, desbloqueios de ativos em ações civis públicas ou medidas privadas e ainda na busca de créditos e ativos, dentre outras situações de criticidade que as empresas demandem no dia-a-dia.

Além disso, por sua experiência multidisciplinar, Sérgio tem representado pessoas físicas e jurídicas em casos envolvendo Direito Penal Empresarial, como desdobramento da atividade empresarial, uma vez que a legislação atualmente responsabiliza pessoalmente o executivo e o sócio ou acionistas da empresas em inúmeras situações. Sua atuação compreende interesses em operações da Policia Civil, do GAECO, da Polícia Federal tais como Lava Jato, Papel Fantasma, Rizoma, Rosa dos Ventos, Imprevidência, Pirâmides, Marketing Multinível, dentre outras, além das demais questões inerentes ao campo do direito penal.

Formação Acadêmica

Graduado em Direito na Universidade de Espirito Santo do Pinhal (UNIPINHAL-2001)
Especialista em Propriedade Industrial pela ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (1999)
Especialista em Direito Civil pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo/SP (2002)
Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (2003)
Pós-graduado em Direito Constitucional na Escola Superior de Direito Constitucional/SP (2005)
Especialista em Direito Tributário na Faculdade de Católica de Direito de São Bernardo do Campo/SP (2007)
Recuperação Judicial pela AASP – Associação Advogados de São Paulo (2014)
Capacitado em Conciliação e Mediação Judicial  – Tribunal de Justiça de São Paulo e Conselho Nacional de Justiça (2016)

Representação em entidades

AASP -Associação dos Advogados de São Paulo;
AMCHAM-American Chamber of Commerce for Brazil – Associado;
CESA – Centro de Estudos de Sociedades de Advogados;
IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças– Associado;
IBREI – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais
INPI – Agente da Propriedade Industrial registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial;
OAB/SP – Ordem dos Advogados do Brasil (Seção São Paulo) – Registro no. 195.469;

Atividades Acadêmicas

Vice Presidente da Comissão de Recuperação Judicial e Falência do IBREI – Instituto Brasileiro de Relações Empresariais Internacionais.
Palestrante e conferencista em instituições privadas e subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, autor de diversos artigos de direito empresarial e falimentar, citado em decisões judiciais, entrevistado pela Revista Exame, Revista Isto é Dinheiro, Revista Globo Rural, Rádio CBN, Rádio Justiça, Globo News, Tv Justiça, Tv Globo, Bom dia Brasil, EPTVs, Profissão Repórter, Bloomberg, The New York Times, dentre meios de comunicação no Brasil e no Exterior.