04.11.2016 – A importância da investigação interna no gerenciamento de uma crise de integridade.

Que medidas os dirigentes devem tomar quando se deparam com uma noticia de um jornal de âmbito nacional de grande circulação que sua organização está envolvida em um grande escândalo de corrupção?

Para obter sucesso nessa gestão de crise, a organização precisa iniciar imediatamente o processo de investigação interna, visando apurar o que realmente aconteceu, se o conteúdo da noticia procede, quem se envolveu e que medidas cabíveis serão tomadas nessa situação e por outro lado, esclarecer os stakeholders (acionistas, funcionários, clientes, meios de comunicação, governo, sociedade em geral) sobre o fato.

O alinhamento da estratégia de comunicação entre os profissionais que estão tocando a investigação interna com a equipe que está tratando do assunto jurídico e da comunicação externa precisa ser impecável para o sucesso do gerenciamento da crise originaria da noticia publicada no jornal.

Os advogados  envolvidos na defesa da empresa precisam ter acesso ao andamento das investigações internas, visando garantir a consistência da tese de defesa da organização ao mesmo tempo, que a agência de relações públicas precisa informar que medidas a organização está tomando para apurar os fatos, o que já foi apurado e o que está sendo feito para punir possíveis envolvidos.

Nesse processo é também necessário a participação dos profissionais da auditoria interna e externa e se a organização tem ações em Bolsa de Valores, da área de Relações Institucionais.

Não se esquecer de comunicar o público interno, pois os funcionários são os porta-vozes naturais da organização e eles assim como os demais públicos precisam ser comunicados.

Fonte: LEC.