01.07.2016 – Mais de cem processos trabalhistas podem ser reabertos após operação contra fraude em perícias.

cbn_2016_logo

A Operação Hipócritas, deflagrada na última terça-feira pela Polícia Federal e Ministério Público cumpriu 95 mandados em todo o estado contra fraudes em perícias trabalhistas. Peritos médicos, assistentes técnicos, advogados e representantes de empresas que teriam sido favorecidas foram alvos da operação contra o esquema que funcionava desde 2010. A ação pode desencadear a abertura de mais de 100 casos por imparcialidade das ações investigadas. Os trabalhadores ou empresas que se sentiram lesados em alguma decisão poderão solicitar novos laudos periciais.

O especialista em direito empresarial, o advogado Sérgio Emerenciano, explica que tanto trabalhadores que se sentiram prejudicados durante o processo trabalhista, quanto as empresas que tiveram prejuízo em alguma ação que é alvo de investigação, devem pedir reanalise do processo.

O esquema consistia no pagamento de propina aos peritos médicos  da Justiça do Trabalho para beneficiar uma das partes no laudo. Segundo o MPF, eles eram atraídos por médicos assistentes que agiam em nome de escritórios de advocacia contratados por grandes empresas. A rede criminosa atuava principalmente na região dos TRTs 15 e 2. Ao todo, três mandados de prisão preventiva, 52 de busca e apreensão e 40 de condução coercitiva foram expedidos para 20 cidades paulistas. A operação teve início após denuncia  do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas.

Veja na integra: Portal CBN Campinas